Psicóloga desenvolve trabalho voluntário em prol da adoção de crianças e adolescentes

Ajudar crianças e adolescentes que estão nos abrigos à procura de um lar e uma família que os ame, é o que motiva um trabalho de pura dedicação e carinho desenvolvido pela psicóloga Maria Angélica Amarante dos Anjos, moradora de São Bernardo do Campo/SP.
 

Além da formação acadêmica em psicologia, Maria Angélica adquiriu diversos conhecimentos sobre o mundo da adoção, desde que se tornou mãe da Joey, que chegou ao lar da família em 2014, aos oito anos e meio de idade.

De lá para cá, além de se dedicar a maternidade, a psicóloga tem disponibilizado um tempo da sua rotina em prol de auxiliar as pessoas que desejam adotar. Em 2015 criou uma página no Facebook “Anjos da Guarda – Serviços de Apoio à Adoção”, que conta com mais de 3.000 seguidores, recebendo diversas mensagens e relatos de experiências deste público. Possui também o instagram @anjosguardadoção. Neste ano, irá lançar um canal no Youtube para uma comunicação direta e efetiva com os interessados em adotar, esclarecendo dúvidas e combatendo os preconceitos sobre a adoção

Em abril de 2024 criou o Grupo de Apoio à Adoção Anjos da Guarda, com reuniões presenciais que ocorrem uma vez ao mês na cidade de São Bernardo do Campo, para uma conversa franca e direta com quem está no processo de adoção. O grupo é muito acolhedor e é composto tanto por pessoas que pretendem adotar, que estão na fila da adoção ou que já adotaram e estão no processo de adaptação.  Amigos, familiares, estudantes de Psicologia ou profissionais da área são bem-vindos, colaborando desta forma para a disseminação da cultura de adoção no Brasil.

Além disso, Angélica é autora de dois livros já publicados, e em breve irá lançar novas obras. 

De psicóloga para escritora

A primeira obra, lançada em 2019, cujo título é “Fui adotada aos 56 anos – Uma história real de adoção tardia” , compartilha com os leitores as experiências da maternidade de Angélica. O livro foi resultado de uma premiação que a psicóloga recebeu do Edital ProAc, promovido pela Secretaria de Cultura de São Paulo.

O segundo livro foi lançado em 2022, em uma data muito especial: 25 de Maio – Dia Nacional da Adoção, e tem como título “Histórias na Varanda – Conversas sobre adoção e a vida”. O escrito também foi resultado de mais uma premiação que a psicóloga conquistou. Desta vez, da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal e da Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo do Campo.

Neste ano, Angélica irá lançar o terceiro livro, “Conjugando o Verbo adotar”, fruto da Lei Aldir Blanc II, do Governo Federal e da Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo do Campo. Este projeto é voltado para a população 60+, apresentado em formato de sarau. Em breve teremos mais novidades. 

“O nosso trabalho teve início e seguirá sempre na colaboração para que um dia não haja crianças e adolescentes em abrigos, e que todos estejam em famílias amorosas e apoiadoras. Quando este objetivo for alcançado, temos a certeza que o mundo será um lugar bem melhor, cheio de amor e paz”, finaliza a psicóloga.

Maria Angélica Amarante dos Anjos
11 97257-5660
angelicamaranjos@yahoo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *