Vacina Móvel leva proteção à comunidade de Brazlândia

Por Redação

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) promoveu uma ação de imunização por meio do Carro da Vacina em Brazlândia, no último sábado. O objetivo da iniciativa itinerante na Feira da Vila São José era garantir o acesso da população às vacinas, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades para ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) durante a semana. Todos os imunizantes dos calendários adulto e infantil foram oferecidos, com exceção da vacina BCG e as doses contra dengue.

A escolha da Feira da Vila São José como local para a ação visou atender feirantes e moradores em um ponto de grande movimento na comunidade. A equipe da SES-DF buscou facilitar a vacinação para aqueles que, devido à rotina de trabalho, não conseguem ir aos postos de saúde em dias úteis, além de alcançar populações de áreas rurais e de difícil acesso.

Adriana Santos, enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunização (Nvepi) da Região Oeste, que abrange Brazlândia e Ceilândia, enfatizou a importância do projeto. “A intenção do Carro da Vacina é ampliar o acesso à imunização, atuando em áreas rurais e de difícil acesso, onde a população tem mais dificuldade em se vacinar durante a semana”, explicou.

Adesão da comunidade local

A presença do Carro da Vacina foi bem recebida pelos frequentadores da feira. Um dos feirantes, Luciano da Silva Mendes, aproveitou para atualizar seu cartão vacinal, mencionando a falta de tempo durante a semana como um impedimento para ir à sua UBS de referência.

Outro morador, Alcides de Oliveira Paula, desempregado atualmente, também se beneficiou da ação, imunizando-se contra tétano e hepatite B. Ele ressaltou a facilidade proporcionada pela ação e incentivou outras pessoas a participarem da vacinação.

Além da ação itinerante em Brazlândia, a Secretaria de Saúde divulgou que a vacinação ocorreu em 49 Unidades Básicas de Saúde, distribuídas por 20 regiões administrativas do Distrito Federal no mesmo sábado.